Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Reabrindo o Blog e Fechamento de Julho 2016

Fala Galera!
To de volta na area.
Passei por uns meses bem complicados, com filha pra criar, mudança de casa, etc, mas agora as coisas estão entrando em uma certa rotina.

Venho com a atualização do mês de Julho. Me perdi um pouco de Janeiro pra cá, mas fui atualizando minha planilha da forma que deu hehe

Como podem ver, fiz uma retirada grande pra compra de uma nova casa (dessa vez, a definitiva), mas acabei cobrindo o rombo com a venda de minha casa velha (preferi investir o dinheiro, ao invés de amortizar o financiamento. Vou fazer isso com o FGTS).

Continuo mal de rendimentos, mas as coisas estão estabilizando. Quero diminuir a volatilidade da carteira aos poucos, deixando boa parte em renda fixa mesmo.

Não estou conseguindo seguir a regra básica de investimentos, que é " Não perca dinheiro"


Carteira: 111.796,89
Aporte: 54736,09
Rendimento mês: 2,38%

Como podem ver, foi um bom mês. No geral ainda estou um lixo , mas a tendência agora é de melhorar.

Estou com maior valor investido que já tive na vida, e acho isso bom.
Tambem me deixa tranquilo saber que tenho essa grana investida, caso me estresse demais no trabalho e mande todo mundo a merda.

Ainda estou traçando minha nova estratégia, mas se tem algo que eu recomendaria no momento, com os fortes indícios de queda da Selic, é o investimento em NTNB Principal (2019, 2024,2035).
Esses títulos tendem a ter boa valorização quando a tendência da Selic está em baixa.

Mas vejam bem a estratégia.
Boa parte das "perdas" que tive, foi quando comprei esses títulos enquanto a Selic subia.
Estudem bem, e tracem uma estratégia antes de só sair comprando.

Abraços, e até mês que vem.


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Fechamento do ano de 2015 e Metas para 2016


Fala pessoal,
E enfim, chegamos ao final do desastroso (pelo menos para a economia Brasileira) 2015.

Para mim, foi sim um ano difícil.
Como vão poder ver abaixo, meu rendimento foi ridículo (quase nulo), mas isso porque ainda pago por erros do passado, e também por investir em ações de empresas Brasileiras (afinal, parece que só eu comprei ações nesses últimos anos, enquanto a bolsa derrete hehe).

Esse ano ajustei os investimentos para renda fixa (LFT mais precisamente), e então comecei a recuperar um pouco. Ações e alguns titulos NTNB Principal que comprei em 2012 (quando os juros estavam lá embaixo), ainda jogam minha carteira para baixo.

Mas pessoalmente, foi um ano legal.
Consegui um aporte recorde (65.194,90 R$), o que considero muito bom, em relação a minha renda.
Tive a grata surpresa de ter virado pai (apesar de não ser tão surpresa assim quando se planeja hehe), e boas evoluções na minha carreira.

Vamos ver agora quais eram minhas metas do ano, e como me sai:


Metas para 2015

E pra não perder o embalo, vamos lá as minhas metas de 2015.

1) Chegar a 100.000 R$ -> Cumprido. Carteira está em 111.305 R$
2) Aportar 40.000 R$ -> Superado. Aporte de mais de 65.000 R$
3) Aumentar colchão de segurança (20.000 R$) -> Cumprido, já que aportei forte em LFT (e reduzi a poupança)
4) Chegar a 2000 ações (estou com quase 1000) -> Não cheguei, mas estou próximo (1788).
5) Estudar Muito sobre investimentos, e continuar firme e forte. -> Continuo estudando, e estou quase chegando a uma estratégia (ainda não consegui determinar isso claramente em minha cabeça hehe

Como podem ver, me sai bem. Cumpri praticamente todas as metas. (a do número de ações não, mas tambem não me preocupo com isso, porque comprei menos, mas comprei ações de mais qualidade, como Ambev).

Vamos as metas para esse ano:

                                                   Metas para 2016

1) Chegar a 150.000 R$
2) Aportes de 50.000 R$
3) Adquirir minha casa definitiva (isso pode influenciar na minha carteira atual, mas vamos ver)
4) Cuidar muito bem da minha filha
5) Reduzir meus gastos mensais para no máximo 50% dos meus rendimentos (hoje está em uns 70%)
6) Rentabilizar a carteira em pelo menos 12% ao ano.


Todas as metas são alcançáveis. Vamos ver se consigo cumprir.


 No mais, vamos ao Fechamento.


Como comentei, não me orgulho nem um pouco da rentabilidade. Inclusive, qualquer asno aplicador de poupança teria se dado melhor nesses 3 anos que aplico (afinal, estaria com 20% de rendimento, contra os meus -2,67%.

Vamos aprendendo com o tempo. E aplicar em ações, títulos, sem ter tanto conhecimento, da nisso mesmo.
Mas valeu o aprendizado. Se eu não tivesse investido por esses 3 anos, não teria o conhecimento que tenho hoje, e provavelmente seria um mero poupador mesmo.

A tendência agora é de uma carteira com mais segurança, e com rendimentos compatíveis com a ridícula SELIC de mais de 14% do lixo do nosso país. 

Vamos ver. 2016 tende a ser mais um péssimo ano para os pequenos investidores, mas não podemos desanimar.

Abraços, e obrigado a todos que me acompanham!

Um Ótimo 2016.

P.S: Pobreta, me coloca no Ranking de novo, porra. hehe




segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Fechamento - Novembro 2015 -> Novidade Revelada

Fala pessoal,

Esse mês, atrasei no fechamento, e o Pobreta já me penalizou e tirou do Ranking. Uma pena.
Peço desculpas ao Pobreta, e peço, se possível, que ele me recoloque. Vou manter a atualização nas datas corretas, para evitar esses problemas.

O que acontece é que esse mês foi muito louco.
A grande novidade que tenho a contar a todos é que agora eu sou PAI.

É isso mesmo, você não leu errado. Eu não tinha dito nada sobre a gravidez, mas nasceu esse mês a minha pequena.
Estou muito feliz, mesmo sabendo que a IF fica cada vez mais difícil.

Mas na real, assim é a vida. E esse meu blog é sobre a vida real, e por isso tem esse nome.
Pretendo continuar os meus investimentos (e inclusive, já iniciei os investimentos dela), e não vou desistir da busca pela IF ou pelo menos da Semi IF (quando vou poder escolher quando e como trabalhar).

O caminho é longo, e estou sofrendo demais nos investimentos, já que o PT conseguiu afundar o país, aos moldes dos anos 80 e começo dos 90.

Segue dados do meu Fechamento:



Mais um mês negativo, graça a merda das ações que tenho em carteira hehe

VALE me afundou profundamente. Sinceramente, não sei quanto tempo a empresa vai demorar para se levantar da grande cagada que fez.

Aporte forte, já que entrou Décimo terceiro e uma graninha de férias.
E tambem, agora não devo ter gastos não recorrentes tão cedo, então espero manter uma média de 2000 a 2500 reais de aporte para o próximo ano.

Abraços,

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fechamento - Outubro de 2015 -> Novidades a caminho!!

Pessoal,

Minha vida está uma loucura. Logo vou revelar novidades bombásticas (pelo menos para a Blogsfera), afinal, aqui é a realidade da vida, e gosto de mostrar como os eventos da vida influenciam em nossos investimentos.

Segue meu fechamento:


Infelizmente, tive que fazer retiradas esse mês.
No entanto, pelo menos fechei no positivo, depois de muito sofrimento nos meses anteriores.

Fiquem no aguardo das novidades!
Espero também conseguir mais tempo para o Blog...

Abraços, e obrigado por quem me acompanha!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fechamento - Setembro 2015

Fala pessoal,

Passando rapidinho para postar meu fechamento (e participar do Ranking)

Depois tento fazer um post mais detalhado.

Péssimo mês , novamente.


(clique na imagem para ampliar)


Pelo menos, fiquei no azul.

Abraços, e volto com mais detalhes depois.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fechamento - Agosto 2015

Fala galera!

Então, a situação está ficando preta.
Desemprego em alta, inflação em alta... e os pequenos investidores, tomando na tarraqueta (a não ser quem tá forte em Renda Fixa hehe)

Já estou pensando até que ponto o mercado de ações funciona para os sardinhas..
Invisto em ações desde 2009, e até agora, só tive resultados ruins.
Pretendo manter minha carteira, investindo um pouco cada mês, mas vou focar em juntar capital em renda fixa.

Para quem pode arriscar mais, esse pode ser um bom momento para aumentar posições. Mas não sabemos qual é o buraco dessa Crise, então vale a pena ficar ligado.

Tive mais um mês ruim, com gastos não previstos, e também com rendimentos negativos.

Segue meus dados:



Carteira: 100.754,08 R$
Aporte: -2485,25 R$
Rentabilidade: -1,59%
Ev. Patrimônio Mensal: -3,92%
Ev. Patrimônio Anual: 111,13%



E o gráfico com minha alocação:


Quem segurou bem a onda para mim foram as LFT´s. Senão o resultado seria ainda pior.

Fiz compra de ações da AMBEV (logo após a queda absurda no IBOV, devido aos dados da China).



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Fechamento - Julho 2015

Fala pessoal, tudo certo?

Imagino que não, já que o Brasil vai afundando, e sem perspectivas de melhoria.

Para mim, mais um mês lixo nos investimentos.
Ações caíram horrores, e com a elevação da Selic, NTNB-s antigas sofreram mais um pouquinho.

Tive gastos não recorrentes esse mês, e perdi o embalo dos aportes (tive que fazer saque...)

Realoquei uma grana da poupança em LFT. Hora de ter cautela.

Segue meus dados, pela planilha do ADP.

clique para ampliar


Carteira: 104.865,47 R$
Aporte: -1.442,73 R$
Rentabilidade: -1,04%
Ev. Patrimônio Mensal: -2,37%
Ev. Patrimônio Anual: 119,75%

Alocação do meu Patrimônio:

Estou meio desanimado, mas não da pra desistir.
Esse mês também não terá aporte, mas espero retomar forte em setembro.

Abraços!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Fechamento - Junho 2015

Fala pessoal, tudo certo?

As coisas andam corridas, tanto que até atrasei meu fechamento do mês passado.
Na minha empresa, nem parece que a crise chegou. Tenho trabalho infinito hehe

Esse foi um mês razoavel.
Se por um lado, renda fixa bombou, por outro,  mais decepções com minha carteira de ações.

Dei uma revisada na planilha do ADP. Achei algumas coisas meio estranhas (talvez a versão que eu estava usando não era a boa).

Com isso, alguns dados que eu já tinha postado acabaram mudando, mas nada de muito grave.
Aportes e valorização/desvalorização mensal continuam como estavam.

Nesses ajustes, percebi que, desde que comecei a investir, já perdi 20.000 R$.
Somando isso ao fato de ter deixado de ganhar os 6% da poupança, e a inflação, da pra ver que o rombo é maior ainda.

Não vou desanimar, mas deixo o recado ao pessoal que está começando: Vá devagar com os investimentos de alto risco (mesmo tesouro direto de longuissimo prazo, que no meu caso, é um dos maiores culpados dessa "perda", porque comprei muito em 2011/2012 as NTNB 2035, achando que 4% + inflação eram um ótimo negócio... hehe

"Perdi" (ainda não vendi, por isso o "") bastante dinheiro com ações da VALE e PETRO tambem.

Comecei a focar em investimentos mais seguros, mas continuo aportando um pouco mensalmente na carteira de ações para longuissimo prazo (espero que elas fiquem ai por uns 20 anos).
Vamos ver como vou me sair mais pra frente.


Segue meus resultados:




Carteira: 107.413,97 R$
Aporte: 4.487,37 R$
Rentabilidade: + 0,51%
Ev. Patrimônio Mensal: 4,92%
Ev. Patrimônio Anual: 125,09%

Bom aporte, e rentabilidade horrível (mas positiva, pelo menos).
Como podem notar, falta muito para eu ficar no 0 a 0. dos 127.948 R$ que aportei até hoje, sobraram os 107K que vocês veem ai.


Grafico com a divisão do Patrimônio:

Proventos do mês.


Pobreta,
Sem desculpas pra não atualizar minha posição no ranking dessa vez hehe

Abraços a todos!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Fechamento Maio - 2015


Fala Pessoal, Tudo certo?

Passo rapidinho para fazer o fechamento.

Mais um mês ruim na rentabilidade, mas muito bom em aporte e aumento de patrimônio.
Ainda estou na onda dos aportes do acerto que fiz na mudança de emprego.

Passo depois em um post mais detalhes.

Segue:


Carteira: 102.379,6 R$
Aporte: 11.325,12 R$
Rentabilidade: -0,22% :(
Ev. Patrimônio Mensal: 12,15%
Ev. Patrimônio Anual: 114,54%


Pobreta,

Quero ver eu na série B haha

Abraços,

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Fechamento Abril 2015 - Finalmente as coisas começam a entrar no Eixo!

Fala pessoal,

Conforme prometido, voltei esse mês com um super aporte (pelo menos para o meu padrão) hehe
E, finalmente, com uma rentabilidade decente (não suficiente para apagar meu péssimo histórico, mas estou quase lá.

A estratégia de alocar forte em renda fixa parece que vai começar a fazer mais sentido, já que os juros não param de subir.

Continuo com meus aportes em ações, mas de leve (cerca de 1.000 reais por mês).
A ideia é manter esse ritmo, até ter uma carteira que se auto sustente (ou seja, gere 1000 reais em JSCP e Dividendos, e assim eu faça os aportes apenas do dinheiro vindo de ações.

Vai demorar bastante ainda, pois creio que não consigo nem 1.000 reais por ano com essa carteira haha

Mas como o foco está sendo investir, e como entrou essa grana extra pra mim (e vem mais por ai), aproveitei para ampliar meu capital em um valor que eu não esperava atingir tão cedo.

Segue meus resultados:


Carteira: 91.284,75 R$
Aporte: 23.745,32 R$
Rentabilidade: +3,75% \o/
Ev. Patrimônio Mensal: 42,10%
Ev. Patrimônio Anual: 91,29%

Segura ai série B, que to chegando!!

Claro, resultado impulsionado pelo aporte, mas que finalmente veio positivo na rentabilidade também.

Vejam a divisão do meu capital:


E pela primeira vez, detalhes da minha carteira de ações:


*ETER3 eu adquiri 300 hoje, por isso já constam ai. Mas vão entrar no fechamento do Mês que vem apenas.


É isso ai.

Agora tenho que pensar os proximos passos. Pode ser que eu aproveite a queda nos preços dos imoveis e compre um novo AP, ou pode ser que eu apenas continue acumulando mais um pouco, e curtindo os altos juros da renda fixa por um tempo.

Vamos ver o que vem no futuro.
Pretendo manter os aportes em alta!

Abraços, e sucesso a todos!





sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fechamento de Março e Novidades

Fala ai pessoal, tudo certo?

Como disse, esse mês teria grandes novidades.

E de fato, consegui um belo aumento de capital (e ainda não está tudo contabilizado).

Presto serviço para uma multinacional, e eles resolveram trocar de parceiro, mas não trocar os prestadores.
Nessa jogada, sai da empresa que estava e ingressei em outra, isso tudo recebendo todos os honorários de recisão da empresa antiga.

E ainda ganhei uma " promoção" na virada para a nova empresa, que subiu meu cargo.

Achei que as coisas poderiam não caminhar da melhor maneira, mas tudo acabou dando certo.

Esse acerto será todo investido (tenho parte para receber esse mês).
Então meu patrimônio vai apresentar um grande crescimento.

Acontece que , provavelmente vou "investir" essa grana em um AP, devido a outras novidades, que conto mais pra frente.

Sem mais delongas, vamos ao fechamento:



Mais um mês bomba...
Tá difícil recuperar tudo que já perdi, e isso que estou deixando meus investimentos cada vez mais defensivos.

Quem me derrubou esse mês foi a vale, que ainda tem muito peso na minha carteira de ações.
Em compensação, o aporte foi forte, e vem mais por ai.

Carteira: 64.238,83 R$
Aporte: 13.067,43 R$
Rentabilidade: -1,02%
Ev. Patrimônio Mensal: 23,94%
Ev. Patrimônio Anual: 34,61%

Segue a divisão do meu patrimônio:


Sem proventos esse mês.

Abraços, e vamos lá, manter a pegada (apesar da forte crise que ainda vem por ai...)




sábado, 28 de fevereiro de 2015

Atualização Financeira - Fevereiro 2015

Fala Pessoal, tudo certo?

Com a país em crise (ou melhor, colhendo os frutos da "ótima" administração realizada pelo PT nos últimos 12 anos), chegou a hora de gastar menos e poupar mais.

Estou conseguindo manter um bom ritmo de aportes desde Dezembro, e agora em Fevereiro acabei de cumprir a meta de passar de 50K (que era a de 2014...).

Continuo comprando ações, mas estou sendo mais conservador. Titulos vou comprar apenas LFT´s e NTNB´s curtas (essas, talvez). Vou reforçar o caixa da poupança, para liquidez e emergências.

Estou com problemas no emprego. Talvez o post do próximo mês seja bem diferente, com uma mudança radical na minha vida (dependendo dos rumos do emprego), ou pode ser que eu poste um patrimônio bem maior aqui (com o acerto que eu fizer) hehe.
Conto detalhes no próximo mês, assim que resolver a "buxa".

Vamos ao que interessa:

clique para ampliar

Carteira: 51.830,61 R$
Aporte: 3.213,64 R$
Rentabilidade: 1,76%
Ev. Patrimônio Mensal: 8,61%
Ev. Patrimônio Anual: 8,61%

Nesse mês, a carteira aguentou bem, e finalmente subiu um pouco.
Mas indo para o meu terceiro ano de investimento, com um histórico de -6,83%.... Isso não é nada animador.
Deveria ter, pelo menos, 20% positivo nesse tempo. 

Mas vamos lá, aprendi muito durante esse período, e acho que todo mundo que começa a investir, faz cagadas, por falta de conhecimento. 
Não devemos nos abalar, e pensar como todo Brasileiro, que só guarda seu dinheirinho na poupança, sem maiores pretensões.

Vejam como estão divididos meus investimentos:


Recebi só uma merreca de dividendos do BBAS3 (4,49R$)

E é isso, espero encontrar vocês no próximo mês, e com boas noticias.

Vamos ver o que vai rolar.

Obrigado a todos que me acompanham :)


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Atualização Financeira - Janeiro 2015

Fala galera, como andam as coisas?

Chego aqui com o primeiro fechamento de 2015.
E pra variar, nada bom. Levei mais chumbo....

Tudo graças a queda das commodities (especialmente minério de ferro).

Tesouro direto recuperou um pouco, mas com a tendência de alta da selic, os títulos de longo prazo ainda vão sofre depreciação, acredito.

Mantendo a linha que comentei em meu post passado, vou jogar de forma mais segura, reforçando LFT e minha poupança.

Vamos aos dados de Janeiro:


Carteira: 47.721,00 R$
Aporte: 3.310,47 R$
Rentabilidade: - 0,40%
Ev. Patrimônio Mensal: 6,99%
Ev. Patrimônio Anual: 0%

Tudo vermelho desde setembro do ano passado, desanimador.

Vamos ver se consigo reverter, e de essa puta dessa vaca da Dilma para de foder o pais um pouco.

Segue o Gráfico de como está minha alocação:



Esse mês, recebi os dividendos:

30/01/2015 ABEV3 R$ 19,21 

Bola pra frente...

E mês que vem vai ser forte, talvez eu tenha algumas novidades não muito animadoras, e uma mudança radical nos planos...

Abraços, e obrigado a todos que me acompanham!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fechamento do ano de 2014

Fala Galera,

Aqui estou, firme e forte, para o fechamento de mais um ano.

Não foi um ano muito muito bom para meus investimentos, mas foi um ano de muito estudo, e no qual finalmente comecei a traçar melhor a minha estratégia para o longo prazo.

Acabei aportando pouco, pois retirei boa parte do dinheiro da poupança para a troca de carro (que como acompanharam, foi roubado).

"Perdi" bastante com ações, mas agora começo a ter uma carteira decente e diversificada, então isso deve ser minimizado com o passar dos anos e dos aportes.

No Tesouro Direto, continuo pagando por erros do passado (investimentos na hora errada em NTNB Principal 2035), mas isso não me preocupa muito, pois não pretendo vender nenhum titulo meu antes do vencimento.

Vencimento alias, que chegou pela primeira vez para mim: LTN´s 2015, que eu comprei em 2012, foram pagar agora em 01/01/2015.

Achei muito legal isso, e verifiquei em meus controles que meu lucro liquido com esses títulos, nesse tempo, foi de 9% ao ano. Nada mal.

Esse ano recebi bem mais Dividendos do que em 2013, mas ainda é pouco (já que a carteira de ações é pequena), mas é outra coisa bem animadora.

No mais, 2015 será um ano sem apostas arriscadas. Vou focar em Renda Fixa, com pequenos aportes em Renda Variável.


Metas do Ano passado:

Agora vamos verificar quais eram meus planos para 2014 (Resgatados do post de Janeiro)

1) Ampliar a participação em ações (espero ter pelo menos 7 empresas em minha carteira).

Bom, cheguei a exatamente 7 ações em carteira, e com uma boa partipação em relação ao meu patrimônio (26%), então considero como cumprido!

2) Acabar com o Fundo de Ações da Vale e comprar ações diretamente.
Cumprido! Me desfiz dos fundos de Ações, e estou comprando ações diretamente pelo Home Broker.

3) Ampliar os aportes para cerca de 2k mês (difícil...)
Não foi comprido. Minha média de aportes ficou em 1000 reais. Muito devido aos saques que fiz, especialmente para quitar meu carro.

4) Resgatar o TC assim que puder, e nunca mais entrar nessa de "sorteio".
Feito. Dinheiro reinvestido em LFT´s.

5) Chegar aos 50k em investimentos.
Era para ter dado. Mas acabei o ano com quase -10% de prejuízo. Mas não fiquei tão longe, então me dou por satisfeito.


Metas para Esse Ano:

E pra não perder o embalo, vamos lá as minhas metas de 2015.

1) Chegar a 100.000 R$
2) Aportar 40.000 R$
3) Aumentar colchão de segurança (20.000 R$)
4) Chegar a 2000 ações (estou com quase 1000)
5) Estudar Muito sobre investimentos, e continuar firme e forte.



Fechamento do Mês e Ano


E agora, o fechamento do Mês (e ano!!)



Carteira: 44.601,52 R$
Aporte: 6.348.76 R$
Rentabilidade: - 4,04%
Ev Patrimônio Mensal: 11,14%
Ev Patrimônio Anual: 28.99%


É isso ai. Terminei o ano com -5,43%. Parabéns para mim :(
E no histórico de 2 anos, acumulo -9,18%. Parabéns dobrado por não só perder da poupança, mas perder uma grana boa haha.

Mas as perdas são temporárias, então estou tranquilo. Vou continuar montando minha carteira de ações, e investir mais consciente no Tesouro Direto.

Proventos:

Recebi proventos de CMIG e BBAS.

Fechei o ano com os seguintes proventos:



Divisão do Patrimônio:



E é isso!

Desejo a todos (menos os que votaram no PT) um ótimo ano!
E sejam prudentes, 2015 será duro!!


Abraços, e obrigado por todos que me visitam, e comentam por aqui!




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fechamento Novembro 2014 + Definições

Fala amigos da Blogsfera, tudo certo?

É... não está fácil para o investidor no Brasil. Com a reeleição de Dilma, e sua "convicção" de que a economia do pais está indo bem, ficamos quase sem esperança.

A indicação de Joaquim Levy para a Fazenda deveria ter acalmado um pouco o mercado, mas o próprio mercado está muito descrente de que o governo do PT irá deixar o Banco Central atuar como deve para ajustar a economia.

Ruim para os grandes empresários, que perdem a vontade de investir em um país tão inseguro, e ruim para o pequeno investidor (que já é parcela minima da população), que fica sem boas alternativas de investimento para se proteger da Inflação, cada vez maior.

Faz 2 anos que acompanho meus investimentos, e como irão ver a seguir, escolhi mal (até agora).
Se eu tivesse apenas poupado o dinheiro, teria muito mais do que tenho agora.

Culpa de investimentos na hora errada em NTNB Principal 2035 (Surfei na onda, em 2012, quando a nossa digníssima presidente resolveu baixar os juros na marra).

Culpa de investir em ações da Petro e Vale desde 2009, e as empresas só terem dado prejuízo e terem seus papeis precificados da mesma forma.

Mas enfim, aprendi muito no caminho, e creio que esses ensinamentos vão durar para a vida toda.

Mas vou fazer o bom e velho "play it safe" daqui pra frente.

Vou continuar comprando ações todos os meses (creio que aumentando meu portfólio), mas vou "juntar" uma boa grana em renda fixa, mais especificamente LFT´s.
Não vou comprar NTNB´s enquanto a tendência da selic for de alta. Ou, se comprar, vou adquirir papeis de prazos menores (como as 2019).

E espero que a estratégia comece a render frutos, porque investir para perder da poupança... é lamentável.

Segue meus dados do fechamento de Novembro de 2014:

Clique na Imagem para Ampliar


Patrimônio: R$ 40.129,28  +12,40%
Aporte:  R$ 6.512,42 
Rentabilidade Mês: -4,94%
Rentabilidade Ano: -1,68%
Ev Patrimônio Anual: 16,06%


Como podem ver, o mês foi horrivel para meus investimentos. Ações derreteram, e títulos também (com a alta da Selic).

E segue o gráfico com a minha alocação:


Recebi esse mês os seguintes proventos:


12/nov GRND3 R$ 8,90
13/nov ABEV3 R$ 22,00
27/nov ETER3          R$ 5,70
27/nov ETER3 R$ 13,30
28/nov BBAS3 R$ 2,78


Abraços, e vamos lá, o negócio é não desistir.














domingo, 2 de novembro de 2014

Fechamento Outubro 2014 e + Problemas!!!

Fala pessoal, beleza?

Passo rapidinho aqui para atualizar.

Esse mês foi uma desgraça total. Tive que "descaptalizar" e gastar uma grana da minha reserva.
Pretendo repor agora com o 13o , mas ficou dificil chegar ao objetivo do ano, que era de 50 mil reais!!

Nesse mês, peguei um carro novamente, depois de ficar 50 dias sem.
E isso trouxe uns gastos extras.
Mas o importante é que o carro novo está devidamente quitado, então não terei dificuldades em aumentar meus aportes.

A maior dificuldade está no emprego... fui do céu ao inferno, graças a uns chefes complicados...
Mas estou segurando a onda.

A reeleição da Dilma me desanimou bastante. Achei que o país teria alguma salvação. A real é que no cenário de incertezas atual, fica muito ruim para o pequeno investidor.
Vou aumentar forte minha parte em Renda Fixa, e continuar comprando um pouquinho de ações.

Sem mais delongas, vamos aos números:

Clique na Imagem para Ampliar

É isso ai.. -4,43% (se tudo estiver OK com a planilha da Adp haha)
Fiz uns saques, me livrei do Titulo de Capitalização, e vendi algumas ações, que irão para a Renda Fixa.

Esse ano estou igual carangueijo, Só ando de lado.
Mas sinto que as coisas vão melhorar. Vou me esforçar para não ter que fazer mais saques...


Segue um gráfico de como está diversificado meu patrimônio:



Recebi tambem alguns Proventos da VALE5:

JSCP: 130,00 R$
Dividendos: 79,90 R$

Estou assim de proventos esse ano:




Obrigado a todos que continuam me seguindo!
E a luta continua, e agora no modo HARD.

Abraços galera!

sábado, 4 de outubro de 2014

Fechamento - Setembro 2014

Galera,

Só cumprindo tabela! Dei uma desanimada momentânea! Mas não vou furar o ranking hehe

Ainda não recebi a grana do seguro do meu carro, e continuo a pé! Não é de todo mal, mas as vezes faz falta o carro.
Em compensação, gastei muito menos esse mês, graças a não ter o carro.

Numa dessas, aporto toda a grana do seguro e fico sem carro.

Esse foi um mês cruel. Tudo desabou graças a loucura eleitoral.
Tesouro Direto e ações, super na negativa.



clique na imagem para ampliar


Aporte pifio, rentabilidade horrivel, mês pra esquecer...

Espero voltar com um post mais animador :p

Abraços, e obrigado a todos pelo apoio sobre o roubo do carro!!


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fechamento Agosto 2014 + Roubo de Carro

Fala pessoal,

Pois é, mais um mês chegou ao fim. Se anunciei a compra do carro no mês passado, nesse já anuncio que ...
fui assaltado, a mão armada. E o carro novo agora é um amontoado de peças.

Estou esperando retorno do seguro, mas deve dar PT, e vou receber o valor da FIPE (que por sorte, é o valor que paguei).

Nosso pais está uma merda, não temos segurança nem mais para almoçar. Não vou dar detalhes agora, mas creio que meu carro foi encomendando por alguem que queria esquentar um chassis. Fizeram um arregaço, desmontando todas as peças que interessavam, inclusive o Air Bag. Foi Surreal.
Por sorte, estou vivo. Mas é para se refletir...

Como o foco aqui são os investimentos, sigo com a programação normal.

Percebi que mesmo arrumando meus dados no post de correção, fiz burrada. A grana que estava na corretora eu havia somado no meu total, mas isso acabou causando uma distorção na minha rentabilidade.
Resolvi arrumar isso, e essa grana da corretora entrou nos investimentos desse mês.

Desculpem a bagunça nos rankings da blogsfera.

Esse mês foi muito positivo. Como a bolsa bombou, tive bom desempenho em algumas ações. E tambem uma recuperação do Tesouro Direto, especialmente as NTNB Principal 2035.

Vejam minha planilha:

clique na imagem para ampliar
Resumão:

Aporte: 5.606,46 R$
Rentabilidade: 3,05 %
Ev Patrimônio Mensal: 19,16%
Patrimônio: 42.731,85 R$

Recuperei um pouco a grana que tinha gasto no carro. E agora vou receber tudo de novo quando o seguro pagar haha
Talvez não fosse pra eu comprar o carro, vou entender isso como um sinal hehe

Segue gráfico com meus investimentos:


Recebi proventos de ETER3, BBAS3, ABEV3 e GRND3, totalizando 48,36 R$

Total de proventos no ano:


Quem sabe eu faça um post especial sobre o roubo do carro, para vocês verem como está complicado a segurança publica...
Uma palhaçada.

Mas é isso ai! Obrigado a todos que participam do blog, e que sempre me ajudam com dicas.

Abraços!!





domingo, 17 de agosto de 2014

Correção Postagem Julho + Troca de Carro.

Pessoal,
Estava aqui revendo minhas planilhas, e percebi que fiz uma burrada esse mês.
Esqueci de somar o investimento em ABEV3 que eu havia feito, e por isso minha rentabilidade ficou tão absurda (assim é fácil né? hehe)

Isso afeta os rankings da blogsfera, então já peço desculpas a todos.
Prefiro corrigir agora, do que deixar baixo, então segue os dados arrumados:

Clique na Imagem para Ampliar.

No mais, aproveito para falar um pouco sobre minha troca de carro.

Então, eu estava com meu semi-novo (um 307) a apenas 2 anos, mas acabei rodando muito com ele (devido a mudanças de trabalho, residência, etc).
Ele estava precisando de uma bela manutenção, que me custaria cerca de 3.000 R$.

Então, por curiosidade, comecei a pesquisar novos carros (mais especificamente, Peugeot 208 (amo essa marca, fogo hehe) e New Fiesta.

Depois de muita pesquisa, estava decidido a pegar um carro Zero, e a escolha tinha sido pelo 208(modelo Griffe manual).

Enfim, um zero Km estava na faixa de 57.000 R$.
Acabou que encontrei um semi-novíssimo, com 10.000 km rodados, por 47.000 R$.
Achei a opção melhor, e acabei fazendo a aquisição.

Vendi o meu 307 para particular, e peguei esse 208 (lindo, da maneira que eu queria).

Foi vantajoso financeiramente?
Claro que não, carro nunca é vantagem. De qualquer forma você está "perdendo" dinheiro.
Mas pelo lado pessoal, valeu muito a pena. Dirijo carro todos os dias, por cerca de 1 hora a 1:30.
Esse novo possui muito mais conforto, itens que me agradam...

E melhor, é cerca de 30% mais econômico que meu carro anterior. (Aqui sim, um ponto muito positivo).
E posso ficar com esse carro por uns 3 anos sem muito incomodo com manutenção e tudo mais.

O melhor é que dessa vez consegui manter meus investimentos. Geralmente quando eu trocava de carro, acabava zerando minha posição (que era só na poupança hehe).

Não tenho a intenção de ficar "subindo" de nível de carro só por ego, mas confesso que é muito bom estar com um carro bacana.
Dinheiro tem que ser aproveitado tambem.

Continuo firme,  foco nos investimentos não muda!

Abraços a todos.