Translate

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dicas VBI de Economia

Fala pessoal,

Fugindo um pouco de só fazer posts de fechamento do mês, vou tentar começar a fazer alguns posts exporadicos com dicas de economias que podemos (e devemos) fazer no nosso dia a dia.

Na internet está cheio dessas dicas, mas vou tentar usar exemplos mais práticos de como fazer funcionar.

Hoje vou falar em como economizar uma boa grana com Anuidade de Cartão de Crédito e Mensalidade de Conta Corrente.

Todo o ano eu faço negociações com meu banco para pagar menos taxas (ou até mesmo não pagar nenhuma taxa).  Para que a negociação das taxas seja mais efetiva, leve em consideração os seguintes pontos:

1) Foque seus investimentos em um banco. 
Quanto mais investimentos você tem, maior o seu poder de barganha para com taxas bancarias.

2) Concentre seus gastos em um único cartão de crédito.
Dessa forma, alem de poder aproveitar os programas de milhagens (farei outro post sobre isso), quanto maior a utilização, maiores as suas chances de conseguir 100% de desconto na anuidade.

3) Seja um bom pagador.
 Evite cair no cheque especial (apesar dos bancos adorarem isso), e caso tenha empréstimos ou financiamento, pague sempre em dia. Isso também ajuda na hora de conseguir os descontos.

Tá VBI, mas e ai, como consigo os descontos?

Para o Cartão de Crédito:

Entre em contato com o seu banco, e peça a isenção da taxa de anuidade do cartão de crédito.. Dependendo dos pontos acima, você pode até conseguir sem nenhum choro. Em alguns casos vai precisar barganhar um pouco (falar que vai cancelar, mudar de banco, etc), mas é quase certo que pelo menos 50% da anuidade já será retirada só na solicitação.

E o que fazer com o resto?

Então, nesse caso, você deve ter pontos nos programas de milhagens do seu cartão. Geralmente é possível utilizar esses mesmo pontos para isentar o restante da anuidade. Comigo sempre funciona.
Só esse ano, a economia com essas taxas chegou a 220,00 R$.

Para as taxas da conta corrente:

Bem, essa aqui irá dar mais trabalho. Geralmente essa negociação não pode ser feita pela central de atendimento do banco. Deve ser feita diretamente com seu gerente de conta.
Uma das coisas a se avaliar é se o pacote de tarifas que você paga atualmente é realmente necessário (ou seja, se você realmente precisa de todos aqueles TED´s, DOC´s, e besteiras embutidos nesses pacotes.
O pacote básico dos bancos atende a maioria das pessoas. (e mesmo ele já custa de 12 a 25 reais).

Novamente, se você tem uma boa relação com o banco, vai conseguir essa isenção (ou pelo menos a redução do valor pago mensalmente) apenar pedindo. O seu gerente da conta vai avaliar a solicitação, e conseguir essa isenção.
Se não der certo de primeira,barganhe novamente. Fale que banco X ofereceu taxas menores para você mudar, de uma boa chorada, que no final, conseguirá bons resultados.

Com essas ações eu vou deixar de pagar cerca de 300 reais por ano em taxas bancarias.

Ou seja, só com isso, deixo de gastar 520 reais por ano. Ou seja, quase um salário minimo.

Pra Finalizar:

Não vou fazer um tutorial de qual o contato de cada banco, mas isso é muito fácil de conseguir.

E se você não sabe nem quem é o seu gerente do banco, está ai uma boa coisa para se fazer. Vá até a sua agência e peça para falar com seu gerente já. A partir dai você pode começar a construir um bom relacionamento com o banco, e com certeza pagará bem menos do que os pobres mortais que não se importam com essas "taxinhas" cobradas mensalmente.

E ai, que tal dar uma olhadinha agora no seu extrato e ver quanto o seu banco está te cobrando para "tomar" conta do seu rico dinheirinho?

Abraços!

10 comentários:

  1. Outra dica boa, que li no livro do Cerbasi: separe os investimentos do cartão q vc anda na carteira. Assim vc nunca corre o risco de ter acesso a esse dinheiro da rua.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é realmente um bom conselho do Cerbasi. Eu pessoalmente gosto de deixar dinheiro de poupança em uma conta separada das que eu movimento, tanto que essa conta deixo em serviços essenciais.

      Conhecer o gerente do banco é uma boa também. Facilita muito as coisas.

      Excluir
  2. dica: use conta eletronica. sou socio e correntista do itau e não pago nada. tambem tenho conta na cef, bb, bradesco e não pago nada. valeu???

    quanto ao cartao, o meu é platinum e é besteira ter mais que um cartão. nem de loja! quanto menos credito, menos tentacao e encheção para idiotices. ligar e dizer que vai pra outra operadora. de 240 caiu pra 75 este ano, nada mau?

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tenho conta virtual/online no BB. Pago 4 reais por mês e qualquer operação online não pago nada ( incluindo docs e TEDs). Só de fazer doc de graça já eh uma mão na roda

    ResponderExcluir
  4. eu tenho conta virtual no bradesco tambem não pago nada ainda poço faser uns 4 saques por mes se não me engano umas 2 tranfesrencias r consultas a vontade pela internet ,vc bem que poderia faser um post aqui sobre conta virtual ,pois todos os bancos possuem so mudam os nomes no bradesco e digiconta no itau i conta no banco do brasil não sei como chama ,nesta brincadeira economizo uns 100anuais e poço fazer o mesmo que uma coonta comum....um abraço....

    ResponderExcluir
  5. Fico indignado com esses cartões de loja. Vontade de ir embora quando oferecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANJA POBRETÃO

      MILHO PRA SUAS GALINHAS!!!

      CÓCÓCÓCÓCÓ!!!

      Excluir
  6. Laís pobretinha honrada19 de maio de 2014 às 11:17

    Vendo virgindade!

    Bem apertadinha
    Nunca foi mexida nem nada
    Sou super discreta
    Faço gemendo e talz
    Leilão
    Lance inicial: R$3.500,00

    PS: Amo betas tímidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nunca foi mexida nem nada"

      Papo de quem vende carro semi-novo. ehehehe

      Excluir
  7. Qualquer taxa pesa no longo prazo. Utilizo investimento em duas corretoras, possua conta no BB e Itaú, e utilizo o cartão Black da Caixa, que oferece mais pontos. Não pago absolutamente nenhuma taxa em nenhumas dessas instituições. No caso dos bancos, se for o caso, é só optar pelos pacotes digitais. É regulamentado pelo Banco Central, e não tem custos para quem só movimenta via internet, sem limite de TED ou DOC's. Última dica, é praticamente consenso que NÃO EXISTE bom investimentos via sistema bancário brasileiro. Fuja de bancos.

    ResponderExcluir