Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como Chegar lá?

Fala pessoal!

Então, toda essa história de Independência Financeira (ou semi-independência, que acho um objetivo muito mais simples de conseguir) é muito bacana, mas é impossível de você conseguir sem um plano.

E quando falo em plano, não digo apenas nos Investimentos, mas sim para toda a sua vida pessoal.

Um dos maiores erros que vejo é das pessoas que sacrificam MUITO o presente, achando que conseguirão um futuro melhor.

A vida tem que ser vivida com equilíbrio. Ninguem aguenta aportar 70% do salário por 10 anos seguidos.
E tambem a história de pagar um "presentinho" a cada objetivo alcançado.... não acho que seja legal...

Ai você pensa " Porra, o que você quer então? Ganhar seu dinheirinho e torrar tudo em coisas que gosta de fazer? "

Tambem não. Não da pra ser radical assim.

- Como já disse em alguns comentários, tenho 29 anos. Pretendo falar um pouco mais da minha "trajetória" ao longo dos posts dos blogs, mas venho de família classe média baixa, e fui o primeiro a ter um diploma universitário. Então, nunca ganhei nada, sempre tive que batalhar. (comecei aos 13, entregando panfletos).
Por sorte, sempre tive apoio dos meus pais (não financeiro, mas moral) e isso me ajudou a chegar onde estou hoje. Mas deixo pra depois isso.
Quero falar de como é meu planejamento:

Como é o meu planejamento:

1) Investir em mim mesmo.
Estudar MUITO, ser especialista na minha área de atuação (sou Analista em Telecomunicações). Isso vai permitir que eu ganhe mais, e consequentemente, facilita a busca pela IF.
IMPORTANTE: Gosto do que faço, e isso me ajuda a estudar mais sobre a área, e evoluir.
Comparando com colegas de trabalho na mesma função, tenho um salário bem acima da média (da minha empresa). Acredito que seja pelo conhecimento diferenciado.

2) Redução dos custos FIXOS.

Aqui um ponto importante, que comecei a "dar bola" apenas recentemente.
Todo mundo tem custos fixos para viver. Seja o aluguel (ou financiamento) da casa, mercado, luz, agua, Telefone, Internet, Tv a Cabo...

Fiz um ataque violento nesses custos fixos, e depois disso comecei a economizar bem mais.
E olhem que me mudei recentemente (morava com os pais até o ano passado), mas mesmo assim diminui os custos fixos.
Sempre tem como você negociar aquela conta de Tv e Internet, não deixar luzes desnecessárias acesas, e por ai vai.
Mas os custos fixos são um grande vilão na nossa busca pela IF.
Compras em 10x? Nem pensar.

3) Comprar coisas que ME sejam uteis, e não para o vizinho ver.
Já tenho minha casa (ainda financiada..) e carro. Tenho todos os bens de conforto que acho necessários (gosto de games e tudo mais, então sempre acabo gastando muito com essas coisas..
Se você tiver cabeça e analisar, vai ver que depois de um ponto você não precisa mais ficar gastando fortunas com besteiras... Uma TV 50 FullHD sempre vai ser boa. Ela não fica ruim pq saiu uma 55 LED 3D.

Então esse passo(que ainda estou dando) é: Aprender a se contentar com o que tem, e não cair na onda do Capitalismo Selvagem.
É o passo mais difícil, na minha opinião, pois a pressão da sociedade é grande.

4) Realizar Investimentos Fixos 

Eu invisto a um bom tempo. Acontece que sempre acabo tento que utilizar a grana para algo (Da última vez, foi para o imóvel).
Agora estou separando um dinheiro que não pretendo mais utilizar (Por enquanto, estão no TD).
Inclusive depois vou fazer um post sobre essa estratégia no TD, substituindo a Previdência Privada.

5) Separar o dinheiro por Objetivos

Gosto de viajar. Acho que é uma das coisas que mais fazem a vida valer a pena. Não abro mão de fazer uma viagem bacana.
Mas não sou burro ao ponto de gastar fortunas em viagens, seja fazendo mal planejamento, seja comprando pacotes de viagens ridiculos da CVC.

Eu separo TODOS os meses uma pequena parte do dinheiro para Viajar. Sem calculo a viagem com o dinheiro das férias (que eu acho que DEVE ser usado para você curtir. Aportes devem vir do seus salário normal, e ganhos extras). Se você tem que gastar seu dinheiro das férias com dividas, está na hora de rever a sua contabilidade....

Como eu gosto muito disso, eu mesmo preparo os roteiros, e sempre pego Hotéis(ou albergues) baratos, promoções em passagens de avião... Enfim, vou deixar pra falar disso em algum post tbm (quantas idéias vão surgindo ao escrever!hehe).

Resumindo: Se você precisa reformar a casa daqui a 1 ano, guarde um dinheiro especificamente pra isso. E assim por diante. Eu consegui muita coisa dessa forma.

6) Gastar de forma inteligente.

Você precisa gastar dinheiro pra sobreviver. Não adianta, tem coisas que você precise comprar.
Não sou de ser totalmente frugal (gosto de coisas que todo mundo gosta, como Smartfones, roupas bacanas, itens de conforto...), mas sempre busco gastar de forma inteligente quando preciso comprar alguma coisa.
Carro zero, por exemplo, NUNCA mais eu compro (esse tambem, tenho que escrever um post).
Eu preciso do carro pra trabalhar, moro em região metropolitana, então demoro um pouco pra chegar ao meu trabalho. Hoje tenho um carro 2010, que paguei a vista, é completo, e saiu por menos que um carro popular.

Mesmo na compra de eletrônicos (meu Karma) eu pesquiso bem, as vezes por meses, e sempre busco adquirir a vista, com todos os descontos possíveis (com a Internet, é possivel conseguir varias "pechinchas".

Não deixo de consumir produtos que gosto (como as Coca-Colas da vida), mas sempre que posso, economizo em algumas coisas.

7) Investir em Ativos Geradores de Renda

E aqui, o último passo, e mais importante. "Gastar" o dinheiro em ativos geradores de renda.
Como imóveis, e investimentos. Para esse ponto 7, eu aposto muito no ponto 1.
Ou seja, conforme aumento a minha renda, não aumento meu padrão de vida no mesmo nível, sobrando assim mais dinheiro para a realização desse último passo.



Bom, da pra escrever muito mais, mas ai fica cansativo.

Já coloquei alguns dos pontos que acho importantes.
E ai, qual é a sua estratégia?

9 comentários:

  1. Olá ViVer Bem,
    parabéns pelo post, estou ansioso pelo post de previdência privada, pois penso mto em fazer esse investimento

    abs

    ResponderExcluir
  2. Penso que a receita de bolo para o sucesso financeiro está apoiado em e pilares:
    1 - Maiores salários
    2 - Menores gastos
    3 - Melhores investimentos
    Em suma, não adianta ter salários altos se os gastas também são. Também não adianta sobrar dinheiro no fim do mês se não sabemos onde colocar.
    Hoje eu procuro reduzir os gastos, até tomei uma atitude bem drásticas em sair do aluguel e ir morar com a sogra, perdemos um pouco a liberdade mas a experiência tem sido boa, a família da esposa é legal e estamos pagando todas as despesas básicas da casa, bom pra todo mundo. Com isto estamos economizando cerca de 1,5k mensais. Em outras áreas estamos procurando reduzir também, gastando apenas o que é necessário, e procurando forma baratas de divertimento.
    Sobre os salários é algo mais complicado, precisa-se de investimento na carreira (no caso da esposa) e na empresa em que sou sócio, por enquanto está difícil aumentar.
    Sobre os melhores investimentos, no Brasil atual, está dolorido, mas precisamos estudar muito.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Uorrem.
      E é isso. Coragem voltar a morar com a sogra heim...
      eu sai de casa a 1 ano. Não tenho mais coragem de voltar não (apesar de ter aumentado os custos...)

      Excluir
  3. excelente post parceiro...


    eu invisto em renda variavél e tenho uma renda bastante variavel tb, Sou autonomo e agora virando micro empresário!! td q envolver aumentar a renda me interessa, e pra mim crescer patrimonialmente não tem segredo, é aquele mesmo papo clichê de sempre
    1- Aumentar a renda
    2- Diminuir custos
    3- Gaste menos do que ganha
    4- invista a diferença
    5- Reinvista os lucros


    o meu objetivo é a independencia financeira e espero alcançar isso em uns 15 anoss no máximo!!! claro q isso é estimativa afinal planos mudam metas mudam, TENHo anotado MEtas Mensais Anuais e de longo prazo!! isso me ajuda bastante a perseguir o objetivo!!


    cm disse nosso amigo uorrem no brasil está muito dificil mas talvez isso nos favoreça, talvez sim talvez não, temos q sempre ter um plano b tb!!! uma coisa é certa, nós q investimos Sempre em qualquer circunstancias estaremos em situação melhor do que quem nunca investiu um centavo!!! portanto FOCO nos objetivos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, FOCO nos objetivos.
      Sem Foco, a gente acaba desistindo no meio do caminho.

      Obrigado pelo apoio nesse começo de blog :)

      E vamos rumo a IF!

      Excluir
  4. Gostei do seu ponto de vista, so que me sinto um débil mental por ter "vivido" alguns anos da minha vida. Por que? O que "aproveitei" em detrimento da IF só me trouxe desgosto, por um pouco de inexperiência, otimismo e "carpe diem". Perdi mais de 10 anos na vida, tranquilamente.

    Deveria ter focado em vencer, nunca ter cedido para o otimismo, nunca ter me atrelado a mulher alguma, deveria ter sido mais independente. Só me fodi e vivia pobre.

    Hoje penso diferente, sou pessimista ao extremo. Me preocupo com tudo todos os dias e, engraçado ou não, durmo melhor, porque estou sempre me preparando para o pior, coisa que não acontece quando se vive a vida tranquila de poliana-ovelhinha-na matrix...

    Hoje, se eu não aportar 50% do que ganho me faz mal. Hoje, gastar a toa me faz mal. Hoje penso no que vou fazer ANTES de fazer... É por ai. Há 1 ano e meio que minha vida começou a ir pra frente... aos trancos e barrancos, mas sempre em frente.

    Um abraço! Rumo à IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tambem me arrependo profundamente de não ter usado melhor o meu dinheiro, e feito o que queria fazer.

      (Em um post próximo, vou falar do "estrago" que um carro zero fez na minha vida).

      Mulher... bem, outra coisa complicada.
      Como explicar IF para mulheres???

      Excluir
  5. Gostei muito de seu post já te add no blog sempre é bom ter pessoas que acrescentem na nossa comunidade seja bem vindo

    ResponderExcluir
  6. Chegar em nossos objetivo não e fácil. Eu prefiro economizar e investir meu dinheiro. veja algumas dicas de como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada
    https://escoladinheiroonline.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet-de-forma-honesta-e-comprovada/

    ResponderExcluir